Escola bilingue x Programa bilingue

Há diferença real entre essas propostas? Sim.
O programa bilingue é uma metodologia de ensino da língua, implementada em escolas regulares, sendo que as atividades acontecem de forma complementar a rotina escolar, ou seja, talvez outro horário, ou outro período em que são realizadas as aulas. É ampliação do conhecimento que já foi adquirido na primeira língua. Na escola bilingue o principal meio de comunicação dentro da escola é o inglês, língua na qual toda a aprendizagem acontece respeitando o calendário e a cultura brasileira. No ensino bilingue a criança irá adquirir fluência nos dois idiomas de forma natural, se apropriando do idioma em sua totalidade: leitura, escrita, oralidade e compreensão. Aqui, o inglês não é considerado apenas uma matéria, pois ele é falado além das paredes de sala de aula, por toda a equipe pedagógica.

Mas e aí? Porque escola bilingue é vantajoso?
Aqui estão algumas dos principais diferenciais na educação de crianças bilingues desde a primeira infância.

Facilidade para aprender outros idiomas:
viver em um ambiente bilingue na infância facilita o aprendizado de outras línguas no futuro, pois o cérebro fica predisposto a realizar o processo de aquisição da língua.
Maior Entendimento Cultural: as crianças bilíngues são expostas a diferentes perspectivas e valores, que as tornam mais tolerantes e culturalmente conscientes.
Desenvolvimento cerebral: o cérebro das crianças está em pleno desenvolvimento e plasticidade, o que significa que ele se adapta de maneira extraordinária à aprendizagem, principalmente de novos idiomas. O ambiente é um fator decisivo no desenvolvimento do cérebro.
Desenvolvimento Cognitivo: muitos estudos mostram que o bilinguismo promove habilidades além da linguagem, como a resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade. As crianças bilíngues demonstram maior flexibilidade mental.

O ensino bilíngue proporciona um conhecimento global e uma base sólida para que as crianças tenham também melhores oportunidades profissionais no futuro.