Processo de adaptação na TicTacToe

É uma nova fase para as crianças que estão ingressando um mundo novo, novos amigos, sensações, mas também o momento em que as famílias estão fragilizadas com tanta mudança.
Para passar por esse momento, não tem regra, nem manual, o sentimento não pode ser controlado. Agir sempre acolhendo os sentimentos das crianças e de suas famílias e com calma e afeto é essencial, mas algumas outras atitudes podem ajudar nesse processo.
Não crie expectativas sobre a fase de adaptação. A criança pode chorar, entrar feliz no segundo dia, pode querer ficar no colo… não importa, temos que respeitar o ritmo de cada um, acolher toda emoção que esse processo traz, pois adaptar-se leva tempo.
Confie em sua decisão, seja pela escola que escolheu ou pela idade em que decidiu colocar sua criança na escola. Saiba que o seu sentimento de segurança vai ser transmitido à criança. E estar seguro que esse é o momento e local certos, faz de suas atitudes mais proativas e acertadas.
A despedida dói, neles e nas mães. Choro é uma forma de comunicação, e completamente normal e aceitável quando as crianças passam por uma situação nova. Esse desconforto também traz amadurecimento e faz com que a criança evolua em muitos aspectos.
Na despedida, seja rápida, mas transmita alegria, entusiasmo e confiança. Essa será a imagem que seu filho vai guardar de você ao longo do dia, quando estiverem separados.
Objetos de transição são bem vindos nos primeiros dias de aula e auxiliam muito na adaptação da escola, seja uma pelúcia, uma naninha ou a chupeta. Algo que traga familiaridade para a criança e que são bem vindos nos primeiros dias de aula.
Por fim, uma comunicação aberta com a escola é imprescindível, um canal que deixe as famílias tranquilas ao saberem que terão informação confiável quando precisarem. A mãe que deixa o filho chorando e logo depois recebe uma foto dele sorrindo, passa o dia mais feliz.
Escola é lugar de criança brincar, aprender e evoluir. Seja o maior incentivador de seu filho a aproveitar cada minuto dele nesse espaço mágico!