Por que escolas com educação bilíngue são as mais procuradas?

escola infantil bilingue sao carlos tictactoe

Atualmente, já não causa estranheza dizer que uma criança pequena pode aprender uma segunda língua na escola. Pelo contrário, as famílias enxergam os benefícios de contar com essa comodidade na rotina escolar dos alunos e, assim, procuram escolas tradicionais que ofereçam algum tipo de programa bilíngue.

A possibilidade de incorporar a língua inglesa como língua adicional ao cotidiano escolar, principalmente a partir da educação infantil, tem se tornado uma opção bastante atrativa para as famílias na hora de escolher uma escola. Afinal, não é de hoje que se fala sobre os fenômenos da globalização e, em especial, da importância do inglês como língua franca.

Contudo, é importante conhecer as modalidades de educação bilíngue disponíveis no mercado. Escolas bilíngues, escolas com programas bilíngues e escolas internacionais, cada uma tem suas peculiaridades, e é preciso pautar-se pelas necessidades dos alunos e de suas famílias a fim de escolher aquela que melhor se encaixa na sua realidade.

A Educação Bilíngue é parte fundamental da Educação do Futuro

Poder aliar dois aspectos importantes, a educação de qualidade e o ensino de um segundo idioma desde a infância, faz da escola bilíngue um modelo educacional que vai ao encontro das premissas da educação do futuro. A ascensão do bilinguismo no Brasil parte do interesse das famílias em preparar o quanto antes as crianças para um mundo que utiliza o inglês como língua franca, seja para oportunidades de estudo, acesso à informação e conhecimento, viagens ou mercado de trabalho.

De acordo com o Ministério da Educação, há em torno de 40 mil escolas privadas no país, sendo que, segundo estimativa da ABEBI (Associação Brasileira do Ensino Bilíngue), cerca de 1.200 contam com programas bilíngues. E conforme aumenta a consciência da importância do domínio da língua inglesa e a procura por esse formato de ensino, cada vez mais escolas brasileiras buscam adotar uma metodologia bilíngue.

Nesse mercado, acabam ganhando destaque as instituições que oferecem esse diferencial, assim como as que abraçam a transformação digital e priorizam o desenvolvimento humano com foco no protagonismo do aluno. Todos esses atributos são fundamentais na educação escolar atual e seguem os princípios das chamadas escolas do futuro, cuja proposta educacional alinha-se às competências exigidas para o século 21.
Adotar o ensino bilíngue, portanto, não é positivo apenas como parte do marketing educacional para a instituição, mas se tornou um passo fundamental para o futuro da educação.

Segundo a ABEBI, no intervalo de 2014 a 2019, o número de instituições que trabalham com a educação bilíngue passou de 6% para 10%. Já a OEBI (Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo), avalia que o número de estudantes nessas escolas cresceu mais de 60% no Estado de São Paulo nesse período. Esse crescimento tem alavancado o mercado da educação bilíngue, e as escolas passaram a buscar programas que proporcionem uma formação completa.

Outra pesquisa, a da JK Capital publicada na revista Exame, também enfatiza o movimento de busca pelo ensino de inglês por todo o país e a rápida ascensão dos programas bilíngues nas escolas. Segundo ela, essa é uma solução que possibilita entregar um ensino de qualidade por um preço mais acessível do que as escolas internacionais, por exemplo, que costumam cobrar mensalidades mais altas. Este ponto chama a atenção, pois investir numa escola bilíngue é economicamente atraente para as famílias, que não precisam contratar aulas particulares ou um curso de inglês à parte.

A matéria conclui que a busca crescente pela educação bilíngue no Brasil pode “até mesmo roubar espaço das escolas de idiomas”, referindo-se mais especificamente aos alunos em idade escolar.
Para que isso aconteça, contudo, o uso do segundo idioma não deve ficar restrito apenas à sala de aula intermediado pelo professor, mas deve ser incentivado em outros espaços de convivência, com oportunidades nas áreas externas, laboratórios e biblioteca escolar, por exemplo.

Portanto, é necessário averiguar se, no âmbito da gestão escolar como um todo, a instituição conta com infraestrutura, preparo pedagógico e uma metodologia de ensino bem estruturados, aspectos essenciais para um diferencial bilíngue.

Outros benefícios da educação bilíngue

O diferencial do bilinguismo é um fator cada vez mais decisório na escolha das famílias pela da melhor instituição de ensino para seus filhos. Elas passaram a enxergar o quão importante é dominar uma segunda língua, em especial o inglês, nos dias atuais. E quando o idioma aparece integrado aos conteúdos escolares e à realidade dessas crianças e jovens, ele contribui ainda mais.

Em nosso blog, já discutimos os benefícios da educação bilíngue desde os primeiros anos de vida escolar. A leitura de “Inglês na Educação Infantil e os reflexos na formação de cidadãos bilíngues” ajuda a compreender que o contato da criança desde cedo com dois idiomas num ambiente estimulante contribui significativamente para um domínio quase que natural das duas línguas.

Além disso, estudos recentes demonstram que pessoas bilíngues apresentam diversos benefícios em relação às monolíngues. Os resultados apontam para ganhos na capacidade cognitiva, memória, atenção, realização de atividades metalinguísticas, habilidades verbais e não verbais, e até a melhora de aspectos do desenvolvimento cerebral, tornando-o mais saudável.A Educação Bilíngue é um tema complexo, e ainda existem muitos questionamentos por parte das famílias e da comunidade escolar sobre esse assunto. Então, antes de tudo, vale ficar por dentro das “Novas diretrizes da Educação Bilíngue no Brasil: o que muda com a nova regulamentação?”. Fonte: www.youbilingue.com.br